JUSTIFICATIVA:
A tarefa de sistematizar e organizar experiências que proporcionem aos educando o domínio do sistema de escrita alfabética e a sua utilização nas práticas sociais. É necessário envolver e estimular as crianças para que possa desenvolver habilidade de leitura, escrita e oralidade. Além de contribuir para alfabetização, criar o habito e gosto pela leitura. Dar oportunidade para uma criança conhecer o mundo encantado da leitura é um dos papeis fundamentais da escola, seja através dos clássicos, infantis, contos, lendas, anedotas, quadrinhos, dentre vários outros.
PUBLICO ALVO:
Alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamenta, contemplados pelo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC.
TEMPO ESTIMADO:
Um mês (30 dias)
OBJETIVOS:
- Promover o conhecimento da leitura e escrita
- Desenvolver a linguagem oral (Contar a história lida).
- Proporcionar situações que estimulem o censo crítico e o gosto pela a leitura.
METODOLOGIA:
- Utilização do alfabeto móvel para estudar sequencialmente letras e sílabas na formação de palavras
- Ditado de palavras, frases e textos.
- Identificação de letras, encontros vocálicos e consonantais, a partir de apresentação de figuras.
- Reconhecimento e identificação dos mais variados gêneros textuais e produções com gravuras, trava-línguas, poesia e músicas.
- Reescrita de histórias, contos e fábulas.
- Bingo de palavras, caça-palavras, atividades de interpretação textual oral e escrita.
- Nomes próprios através de fichas de leitura
- Estudo de palavras desconhecidas dentro do texto
- Classificação de sílabas, formação de palavras e frases.
- Dramatização de livros lidos.
CONTEÚDOS:
Diversidade de gêneros textuais, jogos e brincadeiras.
AVALIAÇÃO:
O resultado será satisfatório se os alunos apresentarem interesse durante o desenvolvimento do projeto e se favorecer a mudança de postura diante de situações de leitura e escrita contribuindo para um aprendizado significativo. Através das atividades realizadas durante a execução do projeto e desempenho dos educandos nas atividades propostas pelo professor
RESULTADOS:
Que os alunos possam expandir o que eles aprenderam para outras crianças, que ainda não tiveram acesso ao mundo letrado.
CULMINÂNCIA:
Socialização das atividades desenvolvidas através de apresentações de produções textuais, demonstrando a aprendizagem adquirida no percurso do projeto desenvolvido.
MATERIAIS DIDÁTICOS:
Revistas, jornais, Livros, Jogos, DVDs, Cartolina, papel madeira, Cola, Eva, Lápis de cor, Fita gamada, Papel duplex.
0 Comentário(s):
Postar um comentário
Participe! Deixe aqui seu comentário!