Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PROJETO “É LENDO QUE SE APRENDE LER”

JUSTIFICATIVA:

A tarefa de sistematizar e organizar experiências que proporcionem aos educando o domínio do sistema de escrita alfabética e a sua utilização nas práticas sociais. É necessário envolver e estimular as crianças para que possa desenvolver habilidade de leitura, escrita e oralidade. Além de contribuir para alfabetização, criar o habito e gosto pela leitura. Dar oportunidade para uma criança conhecer o mundo encantado da leitura é um dos papeis fundamentais da escola, seja através dos clássicos, infantis, contos, lendas, anedotas, quadrinhos, dentre vários outros.

DSC01861DSC01862

PUBLICO ALVO:

Alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamenta, contemplados pelo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC.

TEMPO ESTIMADO:

Um mês (30 dias)

pnaic logo marca

OBJETIVOS:

  • Promover o conhecimento da leitura e escrita
  • Desenvolver a linguagem oral (Contar a história lida).
  • Proporcionar situações que estimulem o censo crítico e o gosto pela a leitura.

METODOLOGIA:

  • Utilização do alfabeto móvel para estudar sequencialmente letras e sílabas na formação de palavras
  • Ditado de palavras, frases e textos.
  • Identificação de letras, encontros vocálicos e consonantais, a partir de apresentação de figuras.
  • Reconhecimento e identificação dos mais variados gêneros textuais e produções com gravuras, trava-línguas, poesia e músicas.
  • Reescrita de histórias, contos e fábulas.
  • Bingo de palavras, caça-palavras, atividades de interpretação textual oral e escrita.
  • Nomes próprios através de fichas de leitura
  • Estudo de palavras desconhecidas dentro do texto
  • Classificação de sílabas, formação de palavras e frases.
  • Dramatização de livros lidos.

CONTEÚDOS:

Diversidade de gêneros textuais, jogos e brincadeiras.

AVALIAÇÃO:

O resultado será satisfatório se os alunos apresentarem interesse durante o desenvolvimento do projeto e se favorecer a mudança de postura diante de situações de leitura e escrita contribuindo para um aprendizado significativo. Através das atividades realizadas durante a execução do projeto e desempenho dos educandos nas atividades propostas pelo professor

RESULTADOS:

Que os alunos possam expandir o que eles aprenderam para outras crianças, que ainda não tiveram acesso ao mundo letrado.

CULMINÂNCIA:

Socialização das atividades desenvolvidas através de apresentações de produções textuais, demonstrando a aprendizagem adquirida no percurso do projeto desenvolvido.

MATERIAIS DIDÁTICOS:

Revistas, jornais, Livros, Jogos, DVDs, Cartolina, papel madeira, Cola, Eva, Lápis de cor, Fita gamada, Papel duplex.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Participe! Deixe aqui seu comentário!


SEME – Secretaria Municipal de Educação de São João do Piauí
Avenida Cândido Coelho, S/N – Bairro: Centro – CEP: 64.760-000
E-mail: semesjp@gmail.com

urlurl